A Avenida Rigesa é uma via de extrema importância no dia-a-dia do Município de Três Barras. Para além de ser um importante vetor de ligação regional, é o principal cenário da vida citadina dos seus habitantes. Eixo de estruturação do Município, é nela onde se encontram a maior parte dos estabelecimentos comerciais e de serviços da cidade, além de proporcionar acesso às grandes indústrias ali presentes, fundamentais para o desenvolvimento da região. E é nela onde grande parte dos tresbarrenses usufruem da vida na cidade e da companhia dos seus habitantes. Portanto, mais do que uma via de ligação, deve ser um lugar de encontro e de desfrute da vida pública. O projeto de requalificação do trecho que vai desde a entrada do Município pela rotatória da Rodovia SC-303 até o cruzamento com a Rua João Batista Pacheco, prevê a transformação desta avenida, com enfoque nas pessoas e na vitalidade urbana, a fim de torná-la ainda maior protagonista na vida da cidade, como essência do ato de convivência.
Quando recebemos a encomenda a avenida era composta por uma paisagem pouco convidativa, destituída de intenção urbana e focada principalmente na circulação de veículos automotores. Com a proposta de proibição do trânsito de caminhões neste trecho, pôde-se pautar a intervenção na fruição urbana e qualidade da paisagem e do espaço público. Para tanto, foi concebido um novo desenho para as calçadas, ordenando e condicionando o trânsito de veículos automotores, utilizando parte da área de estacionamento para a implantação de canteiros para a distribuição de arborização urbana e de paisagismo. Assim foi possível implantar o equivalente a 180 árvores, de diversas espécies nativas, estrategicamente distribuídas de acordo com critérios para o incremento da qualidade estética e do conforto da via e de seu entorno imediato. Para afastar a copa das árvores do cabeamento da rede elétrica, evitando contatos danosos, foi proposta a mudança da ciclovia do lado leste para o oeste da via.
Avanços de calçada proporcionam pequenos espaços de desfrute da cidade, atuando como pracinhas dotadas de mobiliário voltado a atividades de descanso e lazer (bancos e floreiras), à melhoria da mobilidade urbana (paraciclos, bancos de ônibus) e dos serviços de limpeza (lixeiras). Estes espaços têm pavimentação na coloração vermelha, a fim de facilitar sua identificação como áreas de estar públicas.
As esquinas (encontros) foram projetadas de modo a facilitar a acessibilidade, de maneira que toda a esquina é rebaixada e protegida por balizadores, possibilitando o deslocamento mais fácil e seguro para os pedestres, com destaque para pessoas com dificuldade de locomoção. A solução proposta possui um desenho simples e de baixo custo que permite uma execução de melhor acabamento e de maior qualidade estética.
Para solucionar problemas de trânsito derivados do tangenciamento da Avenida Rigesa com as ruas João Manuel Sarda e Ciríaco Felício de Souza Rigesa, foi proposta a Praça dos Jacarandás, na área mais adensada da cidade. A praça, dotada de bancos, floreiras, playground infantil, academia ao ar livre, iluminação complementar e canteiros com paisagismo, contribui com a construção de um novo local de encontro no coração de Três Barras. Nela foi proposta uma espécie de alameda interna flanqueada por Jacarandás Mimosos, árvore de grande porte e de grande valor ornamental.
O mobiliário proposto para a via, desenhado especificamente para o Município, é de fácil execução, exige pouca manutenção e possuí grande durabilidade, mas contribuí principalmente para a criação de uma identidade para a via e para a cidade, visto que pode ser adotado como mobiliário padrão da prefeitura.
Foram contempladas também nova iluminação pública complementar – a fim de trazer segurança e atrair os habitantes para o desfrute de atividades no período noturno e valorizar a paisagem – e sinalização podotátil no piso para garantir a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Além disso, as rotatórias presentes no trecho foram redesenhadas para melhorar o fluxo dos veículos e facilitar a transposição das vias pelos transeuntes.