Documentário “Concurso como Prática: a Presença da Arquitetura Paranaense”

O documentário de média-metragem expõe um amplo panorama da participação e premiações de equipes do Paraná em concursos de arquitetura nacionais e internacionais, a partir de depoimentos, projetos e obras de alguns dos personagens mais importantes da arquitetura e do urbanismo locais, trazendo também análises precisas de prestigiados historiadores e estudiosos da arquitetura.

O objetivo era o de reunir os depoimentos de uma série de indivíduos intimamente ligados a este percurso, para relembrar, documentar e difundir este processo histórico que é tão caro à arquitetura e urbanismo paranaense, a fim de produzir um apanhado documental que possibilite uma análise crítica e, por fim, resgate um debate sobre os caminhos da arquitetura e urbanismo no Paraná, em específico em Curitiba. Com isso, almeja-se aproximar esta trajetória ao público em geral e fazê-la inspiração para as gerações de cidadãos e profissionais ainda por vir.

A prática de concursos de arquitetura se consolidou como uma cultura profissional local e, como veremos no filme, isto permitiu a criação e disseminação de equipes de profissionais, e principalmente de um contexto de atuação absorto na camaradagem: criou um clima que possibilitou o desenvolvimento da arquitetura e urbanismo praticados em Curitiba e no Paraná, que vieram a tornar-se conhecidos mundo a fora, e transformaram a vida de muitos cidadãos. Estes profissionais foram, e continuam sendo, em grande parte, alguns dos principais responsáveis pela construção das nossas cidades.

Algo que sempre nos foi caro, ao longo de toda a produção, era a consolidação dos registros destes depoimentos como uma documentação do patrimônio cultural imaterial, ou seja, inventariar um importante saber de profissionais influentes que, muitas vezes, ao alcançarem idades avançadas, já não se ocupam mais da disseminação deste conhecimento empírico adquirido. Tais profissionais tiveram uma atuação de grande importância desde a década de 60 e muitos deles possuem pouco ou nenhum registro sobre o tema, que influenciou a maneira de se pensar e se produzir arquitetura no Paraná. É importante relembrar que muitos destes profissionais já nos deixaram, destacando a importância dos relatos destas pessoas notáveis, as quais dedicamos o filme, a fim de prestá-los uma singela homenagem.

A prática de concursos é um momento de grande reflexão dentro do exercício profissional. Esta obra resgata e valoriza não só a memória e os desafios encarados por arquitetos e arquitetas paranaenses que se destacaram – e ainda se destacam – no cenário nacional, mas também as soluções por eles propostas, que foram premiadas em competições de arquitetura e coloca em perspectiva o saber arquitetônico e a prática adotada por diversas gerações conectadas pelo meio acadêmico, desvelando uma peculiar inquietação arquitetônica e excelência de projetos que fizeram com que o Paraná se tornasse, o berço de grandes profissionais arquitetos e urbanistas.

CRÉDITOS DO DOCUMENTÁRIO

ENTREVISTADOS

Elisabete França
Fabio Henrique Faria
Fábio Domingos Batista
Manoel Coelho
Key Imaguire Junior
Josilena Zanello Gonçalves
Paulo César Braga Pacheco
Jaime Lerner
Luiz Forte Netto
José Hermeto Palma Sanchotene
Dilva Cândida Slomp Busarello
Orlando Busarello
Fernando Luiz Popp
Raquel Cesário Millani Oba
Leonardo Tossiaki Oba
Emerson José Vidigal
Thais Saboia Martins
Isabela Fiori
Mariana Steiner Gusmão

DIREÇÃO

Isabela Fiori
Luiz Gustavo Singeski
Felipe Santos Gomes

ROTEIRO

Isabela Fiori
Luiz Gustavo Singeski

PRODUÇÃO

Isabela Fiori
Luiz Gustavo Singeski

FOTOGRAFIA

Luiz Gustavo Singeski
Felipe Santos Gomes

FOTOGRAFIA STILL

Leonardo Fionotti
Ricardo Perini
Victor Jun Takahashi

MONTAGEM

Luiz Gustavo Singeski
Felipe Santos Gomes
Isabela Fiori
Fiori Vonière

TRANSCRIÇÃO

Natascha Singeski

LEGENDA

Isabela Fiori
Luiz Gustavo Singeski

TRADUÇÃO EM LIBRAS

Lillian Camargo Moreira

TRILHA SONORA

Slingshot – Steve Adams

IDENTIDADE VISUAL

Design MON

CONSULTORES

Alexandre Ruiz da Rosa
Elisabete França
Fábio Domingos Batista
Marina Millani Oba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *