O projeto visou solucionar os conflitos viários, melhorar a mobilidade urbana com o implemento de novos modais; aumentar a vitalidade e a fruição urbana; planejar a paisagem e promover o turismo, garantindo a identidade da via como um todo ao longo de seus diversos trechos, além de muni-la com uma família de mobiliário urbano desenhada especificamente para o local e assegurar a acessibilidade universal, buscando sempre aproveitar investimentos existentes e valorizar a identidade do município.
No trecho 01 – Acesso Sul, optamos pelo desenho de uma solução definitiva e não paliativa para resolver os conflitos nos acessos aos bairros, loteamentos e empresas, como também entre os diferentes modais propostos para via, aproveitando a infraestrutura rodoviária existente, minimizando custos de implantação e garantindo uma maior sustentabilidade ao projeto, ao evitar a demolição de um trecho tão extenso de pavimentação de qualidade. A adoção de vias laterais com limite de velocidade de 30 km/h permite a liberação da faixa central da avenida para o tráfego mais intenso de veículos e funciona como acesso para retorno, o que resolve os conflitos de acesso e intersecções, estabelecendo um padrão que pode ser implantado futuramente em todo o trecho e que permite que a implantação de novas empresas ao longo da via não gere novos conflitos viários, criando um ambiente agradável aos usuários, compatibilizando a escala humana ao fluxo de veículos de carga, pautando a intervenção na fruição urbana e na qualidade da paisagem e do espaço público. Nas áreas onde a ocupação ainda não está consolidada foram dispostos equipamentos de lazer e de prática esportiva.
No Trecho 02, que engloba a Área Central, aprimoramos o cenário urbano. Aproveitando o asfalto e as pedras de piso das calçadas, adotamos um piso drenante que promove a sustentabilidade. Criamos locais de permanência, não apenas de circulação, implantando mobiliário urbano e equipamentos que estimulam a interação humana. O desenho inclui uma via de mão dupla, ciclovia e canteiros com árvores nativas, proporcionando uma atmosfera única. Em áreas de encontro, como esquinas, garantimos acessibilidade com rampas e balizadores. A proposta reflete simplicidade, funcionalidade e estética, ao mesmo tempo que integra o espaço para pedestres e ciclistas, promovendo o uso dinâmico. Nossa abordagem também contempla jardins-de-chuva e pavimento drenante, contribuindo para uma infraestrutura mais resiliente em relação à água.
Na Praça da Igreja, um ponto crucial da cidade, nossa intervenção respeita o caráter atual, mantendo o espaço aberto para eventos. Complementamos o mobiliário da área com elementos da mesma família dos demais trechos, preservando a harmonia visual. Para manter a vista valorizada para a Igreja e o Campanário, introduzimos palmeiras Jerivás, que marcam o eixo e enriquecem a paisagem.
O Trecho 03 possui o maior potencial turístico de toda a avenida. Como forma de exaltar este caráter e estimular o desfrute através de práticas esportivas (corridas e caminhadas), o traçado geométrico proposto mantêm o asfalto e os canteiros centrais existentes, mantendo uma via de mão dupla, com estacionamento de um lado e ciclovia com duplo sentido de circulação de outro, ao longo da qual foi proposta a implantação de pergolados com parreiras, reforçando a identidade da cidade. Ao longo da via foi disposta uma família de mobiliário voltados à contemplação e à prática esportiva, além da requalificação do paisagismo através da disposição de conjuntos de hortênsia nos canteiros centrais e, nãos gramados laterais, espécimes de Manacá-da-serra, árvores nativas e de baixo porte, adequadas para utilização sob a fiação elétrica a ser mantida. A forma de acesso aos bairros, loteamentos e empresas foi aprimorada utilizando faixas centrais exclusivas para conversões nas interseções.
Ao longo de toda a avenida introduzimos diversas árvores de espécies nativas cuidadosamente distribuídas para ampliar a estética e o conforto da via e seus arredores. A escolha estratégica das plantas proporciona uma progressão de cores e tamanhos, levando moradores e visitantes a experienciar diferentes atmosferas que variam com as estações do ano.
Ampliamos a segurança e a vivacidade noturna com a inclusão de novas luminárias públicas, atraindo as pessoas para desfrutar da via após o anoitecer, ao mesmo tempo que realçamos a paisagem circundante. A implantação de sinalização podotátil foi pensada a fim de garantirmos a acessibilidade para indivíduos com deficiência visual.
A proposta inclui a construção de um Centro de Atendimento ao Turista e um novo projeto para o Pórtico Norte, ambos com um design contemporâneo e em harmonia com o mobiliário projetado exclusivamente para a cidade, que combina facilidade de instalação, baixa manutenção e alta durabilidade, reforçando a identidade da via e da comunidade como um todo.