Mobiliário Urbano para a Primeira Infância 

SALVADOR, BAHIA

Menção Honrosa no Concurso Público Nacional de Ideias de mobiliário urbano com foco na primeira infância para a cidade de Salvador (BA).

Como uma topografia natural, uma pedra ou um tronco, cujas faces geram brincadeiras e possibilidades aos olhos de uma criança, o objeto proposto não tem lado, não tem frente nem fundos, não tem função específica. Quando o encontramos colocado de certa maneira, uma face que em outra disposição poderia ser escalada, agora possibilita escorregar, sentar-se, transpassar e assim a brincadeira faz-se específica para cada criança e seu cuidador, criando dinâmicas e espaços próprios ao seu mundo. A combinação deste brinquedo cria outros espaços, compondo uma narrativa de brincadeiras, que passa por túneis quase contínuos, espaços de escalada, e podem edificar topografias diversas.
Conforme a ata do júri, a menção honrosa foi concedida por unanimidade “devido à sua beleza, como elemento escultórico e brincante na paisagem. Consta no Plano Nacional da Primeira Infância, como um dos direitos das crianças, o ‘direito ao belo’”.

Cliente

Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador da Prefeitura Municipal de Salvador (DESAL/PMS)

Local

Salvador, Bahia

Ano

2023

Status

Concurso

Coordenação e concepção

Isabela Maria Fiori

Perspectivas

Luiz Gustavo Singeski

No posts were found for provided query parameters.