★ Projeto duplamente laureado na premiação internacional Global Architecture & Design Awards 2023, promovido pela instituição Rethinking The Future, sendo o vencedor da categoria Landscape Design (concept) e o Terceiro Prêmio na categoria Urban Design (concept).
★ Projeto premiado no Design for a Better World Award 2023, na categoria Arquitetura e Cidades.
____
O Parque Linear do Rio Barigui possui 600 metros de extensão e liga o Parque Barigui ao shopping existente, requalificando as margens do rio através da conservação e recuperação da mata ciliar e da introdução de equipamentos públicos e caminhos para pedestres e ciclistas em meio a um paisagismo exuberante.
O foco está na valorização da beleza natural do rio e sua integração à vida dos moradores da cidade. Atualmente em construção, o projeto visa converter uma área antes negligenciada em uma frente urbana vibrante, interligando áreas que se encontravam isoladas e incorporando diversos espaços recreativos que diversificam os usos do local para criar um novo marco urbano para a região, incrementando a qualidade de vida e o bem-estar da população.
O parque incorpora diversos espaços e equipamentos recreativos para diversificar os usos, contando com múltiplas áreas de convívio, ciclovias, bicicletários, equipamentos de ginástica ao ar livre, playground, parque canino, quadra poliesportiva, bancos, pérgolas, passarela entre as copas das árvores, mirante, espelhos d’água com fontes iluminadas e fonte seca interativa. Notavelmente, elementos de aço vermelho foram integrados ao projeto geral, conectando visualmente o parque a seções anteriormente construídas pelo município e contribuindo para a identidade única do projeto.
A proposta adota soluções simples e expressivas, como, por exemplo, o mirante proposto: uma passarela semicircular que conecta três pontos distintos de mesma cota, proporcionando aos visitantes um passeio pelas copas das árvores e vistas panorâmicas do rio. Este elemento simbólico coloca o rio no centro da vida urbana, sublinhando o seu papel na sustentabilidade e na preservação ambiental.
O parque tem impactos positivos em várias dimensões. Ambientalmente, propicia a integração entre o ambiente construído e o natural, promove a biodiversidade, incentiva a mobilidade ativa e propõe a remoção de ocupações irregulares. Socialmente, cria uma área pública inclusiva que celebra a identidade local, fortalece os laços comunitários e diversifica a vitalidade urbana.
Economicamente, melhora a região do entorno, aumenta a circulação de pessoas e estimula a economia local.
Os dados mensuráveis do projeto incluem a criação de um parque linear de 45 mil m², 1,6 km de novos passeios compartilhados, ampliação da ponte sobre o rio Barigui com faixas exclusivas para pedestres e bicicletas, 2.200 m² de novas calçadas, 1.750 m² de novas praças, requalificação completa da R. Germano Demuth, e o plantio de mais de 450 mudas de árvores e de 500m² de forrações de espécies nativas.